A calculadora deve ser usada em sala de aula?
Sim. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) orientam que
cabe ao educador a tarefa de iniciar o aluno na utilização de novas tecnologias
e a calculadora está incluída nelas.
Uma razão é social: a escola não pode se distanciar da
realidade do aluno. Outra razão é pedagógica: a incorporação do instrumento
pela escola permite explorar relações matemáticas e refletir sobre a grandeza
numérica.
Os estudantes devem aprender a dominar diferentes
estratégias de cálculo, conhecer os limites de cada recurso e, por fim, decidir
a quais usar calculadora é mais adequado. Diante de um problema em que é
necessário encontrar o resto de uma divisão inteira, por exemplo, o aluno
precisa reconhecer que o instrumento não oferece essa informação diretamente no
visor.
Estimar mentalmente os resultados antes de usar a
calculadora é uma das estratégias possíveis, assim como usá-la como uma
ferramenta de controle e verificação de resultados com técnicas de papel e
lápis - o que permite aos alunos a autonomia na correção.
Outro trabalho interessante consiste em empregar a
calculadora para o estudo das representações decimais. Por meio de atividades
de divisão de 1 por 2, 1 por 3, 1 por 4, 1 por 5 etc., usando o instrumento, os
alunos podem levantar hipóteses sobre as escritas que aparecem no visor da
calculadora e interpretar o significado dessas representações.
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/calculadora-deve-ser-usada-sala-aula-594577.shtml
Bom trabalho alunos e professora Rozineide Prates!
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