segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Educação Integral


Hora do almoço...

Momento de aprender bons hábitos!

O processo de aprendizagem não precisa ficar restrito à sala de aula. Outros ambientes da escola podem ser explorados para otimizar resultados. O refeitório foi escolhido para aprendizagem da Educação Integral. A hora do almoço é a hora de compartilhar um prazer e um modo de ser e viver, sem contar os aspectos afetivos que são mobilizados quando o aroma do feijão refogado, do leite fervido e do café que aguça os sentidos.As crianças precisam comer em ambientes agradáveis e acolhedores, que mostrem o respeito que a escola tem com elas.

Ainda é bom lembrar a aprendizagem em relação aos hábitos necessários à saúde, como por exemplo, lavrar as mãos antes das refeições! Todos pela saúde!


sábado, 29 de agosto de 2015

Calle Florida, a rua mais conhecida de Buenos Aires


A estrela da cidade

A Rua Florida é um dos símbolos da cidade de Buenos Aires. Limitada unicamente ao passo de pedestres, este calçadão de aproximadamente um quilômetro de extensão é um dos pontos turísticos de Buenos Aires mais apreciados e famosos. Ficará pra sempre na memória de qualquer visitante!




Um registro de imagem na memória!

Capital Argentina


Buenos Aires

Da janela do hotel em Buenos Aires. Uma fantástica visão na capital argentina!


Centro Naval, Buenos Aires


Galerias Pacífico: Shopping, comércio, arte e cultura!

O imponente prédio das Galerias Pacífico ocupa um quarteirão inteiro, entre as ruas Florida, Córdoba, Viamonte e San Martin. Seu visual chamativo e elegante a convertem num dos lugares favoritos dos visitantes da capital argentina. 




Buenos Aires

Casa Rosada

A Casa Rosada, também conhecida como Casa do Governo é um dos edifícios mais emblemáticos da cidade de Buenos Aires e foi declarada Patrimônio Histórico Nacional. Abriga também o Museu da Casa do Governo, com material relacionado aos presidentes do país. Um incrível momento!



Influência

Deixando sua marca

As mulheres dos tempos bíblicos, com frequência, são vistas como partes fracas num mundo de homens fortes. No entanto, as mulheres sempre exerceram influência sobre famílias, comunidades e nações.

Alguns exemplos:
- A rainha Ester foi usada por Deus para cumprir seus propósitos. Ela apresentou um pedido comovente pela vida de seu povo, mudou a opinião de um rei e recebeu autoridade e recursos para criar uma estratégia, a fim de salvar seu povo (Et 8.7-12)

Figura representativa: exemplo de coragem e sabedoria!

- Débora julgou todo o Israel e liderou um general numa batalha vitoriosa (Jz 4.4-24)


- Joquebede desafiou, astutamente, o reino perverso do Faraó e colocou em prática um plano criativo para salvar a vida de seu filho, que acabou liderando seu povo para longe da escravidão(Êx 2.1-10)

- Raabe, Abigail, Hulda e muitos outros exemplos poderiam ser citados...

O mesmo tipo de influência fica evidente, hoje, em mulheres de todo o mundo, que usam seus dons e talentos para liderar movimentos, criar famílias, etc. A questão é a opção feita pelas mulheres para usar essa influência. Tanto podem usar para o bem ou para o mal.

Mulheres, sejamos influentes para a promoção do bem!

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Material concreto: uma estratégia pedagógica

Conciliando teoria e prática!

O material concreto desenvolve o raciocínio do aluno, mas por si só não garante a aprendizagem. Por isso, é preciso a intervenção do professor para que a prática torne a aprendizagem significativa. Parabéns à professora Rozineide que possibilita aos seus alunos esse momento!

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Diferentes estratégias de cálculo


A calculadora deve ser usada em sala de aula?

Sim. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) orientam que cabe ao educador a tarefa de iniciar o aluno na utilização de novas tecnologias e a calculadora está incluída nelas.
Uma razão é social: a escola não pode se distanciar da realidade do aluno. Outra razão é pedagógica: a incorporação do instrumento pela escola permite explorar relações matemáticas e refletir sobre a grandeza numérica.

Os estudantes devem aprender a dominar diferentes estratégias de cálculo, conhecer os limites de cada recurso e, por fim, decidir a quais usar calculadora é mais adequado. Diante de um problema em que é necessário encontrar o resto de uma divisão inteira, por exemplo, o aluno precisa reconhecer que o instrumento não oferece essa informação diretamente no visor.

Estimar mentalmente os resultados antes de usar a calculadora é uma das estratégias possíveis, assim como usá-la como uma ferramenta de controle e verificação de resultados com técnicas de papel e lápis - o que permite aos alunos a autonomia na correção.

Outro trabalho interessante consiste em empregar a calculadora para o estudo das representações decimais. Por meio de atividades de divisão de 1 por 2, 1 por 3, 1 por 4, 1 por 5 etc., usando o instrumento, os alunos podem levantar hipóteses sobre as escritas que aparecem no visor da calculadora e interpretar o significado dessas representações.
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/calculadora-deve-ser-usada-sala-aula-594577.shtml



Bom trabalho alunos e professora Rozineide Prates!

Caixa Matemática


Aprendizagem significativa!

O que colocar na caixa?

-Materiais de contagem: palitos, canudos, tampinhas, etc.;
_Ligas elásticas, como as utilizadas para amarrar dinheiro, para a formação de grupos;
_ Tapetinho como base para apoio dos materiais: folha de cartolina, papelão ou  EVA com três divisões,  ao menos;
_ Ficha numérica com os algarismos;
_Dinheirinho;
_Fichas escalonadas;
_Materiais para medidas: fita métrica, relógio, trena, régua, balança;
_Dados com formatos diferentes;
Coleções para contagem;
_Material dourado;
_Outras possibilidades.
http://despactando.blogspot.com.br/2014/05/caixa-matematica.html

CAIXA MATEMÁTICA DA EQUIPE GERALDINA TOSTA





Colocando em prática o PNAIC !
Parabéns professoras Rozineide Prates e Maria de Fátima!

Incentivando o hábito da leitura

Como despertar o prazer pela leitura

Quando pequena, a criança precisa ser incentivada  para que o encantamento aconteça. Pode-se dizer que a capacidade está intimamente ligada a motivação e envolvimento.

Outra questão importante é a influência do professor em sala de aula. assim como escreveu Rubem Alves, "Num primeiro momento, as delícias do texto encontram-se na fala do professor."



Parabéns professora Selma Almeida pelo incentivo!

Criando e recriando com o alfabeto móvel


O ALFABETO

Aline Barros

A, B, C, D, E, F, G, H
I, J, L, M, N, O, P, Q,
R, S, T, U, V, X e Z

Eu já aprendi quer ver?

Vou mostrar pra você,
O alfabeto eu aprendi
Vou cantar pode crer

A, B, C...


O alfabeto eu aprendi

Jesus me deu sabedoria
As letrinhas vou usar
Dia e noite, noite e dia
A, B, C...








Alunos da professora Selma Almeida numa aprendizagem divertida!

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Educação Integral

Estilo Artístico

A Pop Arte é um estilo artístico representado no Brasil por Romero Britto. O estilo foi apresentado aos alunos da Educação Integral da EE Professora Geraldina Tosta, destacando-se  a sensibilidade e cores que o estilo merece!






Parabéns alunos e professor Rubens Ribeiro!


Educação Integral

Arte

Pop Arte de Romero Britto!

Romero Britto é conhecido como artista pop brasileiro, um ícone da cultura pop, criador de obras-primas que invocam o espírito da esperança e transmitem uma sensação de aconchego, onde colecionadores e admiradores a chamam de "arte da cura".

Cores ousadas e temas com elementos compostos do cubismo. Conhecimento valioso compartilhado pelo professor Rubens Ribeiro aos alunos da Educação Integral da EE Profª. Geraldina Tosta.





Educação Integral

Arte


Professor Rubens Ribeiro e sua equipe da Educação Integral na EE Profª Geraldina Tosta. 

A Educação Integral é proposta do governo de Minas Gerais e orgulhosamente nossa escola abraçou a causa com profissionais que fazem a diferença!




"Estudando Pop Arte de Romero Britto de um jeito diferente!"


Parabéns equipe!

Gosto pela leitura

Ler com eles e para eles!

A leitura está num plano de máxima relevância, enfatizada nas séries iniciais. 

Diante de tantas possibilidades, é preciso despertar o interesse da criança, ler com eles e para eles!
O ambiente precisa ser preparado, espaços de leitura organizados na sala e fora dela, como por exemplo, bibliotecas. Na foto, crianças do 2º ano do Ensino Fundamental I, coordenados pela professora Gláucia Brandão, em parceria com a professora Lidiany Monteiro, numa visita à Biblioteca Municipal de Pouso Alegre.

O professor que fizer o papel de sedutor e preparar o ambiente para a aprendizagem, estará formando mentes apaixonadas, cidadãos críticos e conscientes do seu papel na sociedade.





Parabéns equipe!

Ensino da Matemática


Geometria no Ensino Fundamental I

O uso de material concreto torna o ensino da matemática um momento prazeroso e possibilita uma melhor visualização dos sólidos geométricos. É assim que os alunos do 3º aninho do Ensino Fundamental I aprendem. Estão coordenados pela professora Vera Lúcia Rosa.


Ambiente que favorece a aprendizagem


Emoção ao participar!


A participação do aluno na organização da sala, a exposição de trabalhos que eles tenham confeccionado, permeia as possibilidades de aprendizagem e a compreensão sobre os variados processos essenciais ao aprender humano.

"Quanto mais emoção na sala de aula, mais chance de que a memória seja acionada", assim escreveu Marilici Costi em seu artigo Percepção e Limites, Ambiente Escolar, comportamento e cognição: interferências complexas, 2007.



Turminha da professora Fátima Carneiro, parabéns!

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Dengue - a prevenção é a única arma contra a doença

O que é importante saber!

Palestra sobre prevenção da dengue na EE Professora Geraldina Tosta!

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.




Dicas para combater o mosquito e os focos de larvas
DicasDicasDicasDicasDicasDicasDicasDicasDicasDicas

Disponível em: http://www.dengue.org.br/dengue_prevenir.html