Por
que falar de clima escolar é importante?
A aprendizagem é constituída, em grande medida, através do diálogo
entre espaços intersubjetivos onde diferentes agentes estabelecem relações.
Destacar o papel delas significa compreender como professores, alunos e
gestores convivem uns com os outros, de que modo a comunicação entre eles é
estabelecida, como os conteúdos são vinculados à realidade dos alunos, como os
métodos são organizados lógica e psicologicamente, quais são e como são
estabelecidas as regras que organizam essas interações.
Chamar a atenção para o aspecto das relações escolares, em seus
diversos níveis e contextos, sugere que os processos de ensino e de
aprendizagem, para que sejam eficazes e bem sucedidos, devem produzir um
ambiente que os favoreça, ou seja, um ambiente que seja capaz de propiciar o
desenvolvimento de aspectos pessoais, motivacionais e atitudinais de todos
aqueles envolvidos nesses processos, não somente dos alunos. Há uma relação
significativa entre a percepção do clima escolar e o desenvolvimento emocional
e social dos alunos, dos professores e da gestão. A percepção do clima escolar
como positivo leva a uma qualidade da vida escolar, que está associada
à sensação de bem-estar geral na escola; à sensação de confiança nas próprias
habilidades para realizar o trabalho escolar, no que tange aos papéis de todos
os agentes envolvidos no processo educativo; à crença na importância do que se
aprende na escola; à identificação, por parte dos agentes, com a escola em que
estudam ou trabalham; à qualidade e frequência com que se estabelecem relações
uns com outros nesse ambiente, entre outros aspectos.
O
que é o clima escolar e como ele está sendo medido?
O clima escolar é fator preponderante para que a escola possa se
constituir como uma instituição capaz de estimular - e efetivar - o aprendizado
dos alunos para além das dificuldades oferecidas por características externas
ao espaço escolar. É um conceito que envolve eventos complexos, mas podemos
defini-lo como sendo um conjunto de características sociais, psicológicas e
culturais de uma determinada escola. Esse conjunto de características é
constituído por fatores estruturais, pessoais e funcionais (organizativos), que
interagem entre si em um processo dinâmico, conferindo à instituição uma
espécie de estilo, ou ambiente, próprio, que, por sua vez,
influencia a forma como a escola desenvolve seus processos educativos.
Diante disso, é importante notar que o clima escolar, tal como o
consideramos nesse pequeno estudo, leva em conta uma perspectiva interacionista:
ou seja, o enfoque está nas interações entre os agentes dentro do ambiente
escolar.
Como medir o clima escolar?
Para isso usamos uma tabela para conhecermos a percepção que os agentes no interior da instituição escolar tem acerca do ambiente dela. Essa atividade diagnóstica irá permitir a construção do ICE - Índice de Clima Escolar.
Variáveis
consideradas na construção do ICE (sugestivo)
PENSANDO NA
SENSAÇÃO QUE SUA ESCOLA LHE PASSA, QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE AS AFIRMATIVAS
ABAIXO:
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OPÇÕES DE
RESPOSTA
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Minha escola é BEM CUIDADA
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Discorda muito
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Discorda
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Concorda
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Concorda muito
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Minha escola é ORGANIZADA
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Minha escola é BONITA
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Minha escola é ACOLHEDORA
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Minha escola é AGRADÁVEL
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Minha escola é ATENTA AO ALUNO
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Minha escola é TRANQUILA, SEM VIOLÊNCIA
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Gosto de estudar/trabalhar nesta escola
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