quarta-feira, 2 de setembro de 2015

CONEXÕES ENTRE CLIMA E DESEMPENHO ESCOLAR


Por que falar de clima escolar é importante?
A aprendizagem é constituída, em grande medida, através do diálogo entre espaços intersubjetivos onde diferentes agentes estabelecem relações. Desta­car o papel delas significa compreender como professores, alunos e gestores convivem uns com os outros, de que modo a comunicação entre eles é esta­belecida, como os conteúdos são vinculados à realidade dos alunos, como os métodos são organizados lógica e psicologicamente, quais são e como são estabelecidas as regras que organizam essas interações.
Chamar a atenção para o aspecto das relações escolares, em seus diversos ní­veis e contextos, sugere que os processos de ensino e de aprendizagem, para que sejam eficazes e bem sucedidos, devem produzir um ambiente que os favoreça, ou seja, um ambiente que seja capaz de propiciar o desenvolvimento de aspectos pessoais, motivacionais e atitudinais de todos aqueles envolvidos nesses processos, não somente dos alunos. Há uma relação significativa entre a percepção do clima escolar e o desenvolvimento emocional e social dos alunos, dos professores e da gestão. A percepção do clima escolar como posi­tivo leva a uma qualidade da vida escolar, que está associada à sensação de bem-estar geral na escola; à sensação de confiança nas próprias habilidades para realizar o trabalho escolar, no que tange aos papéis de todos os agentes envolvidos no processo educativo; à crença na importância do que se aprende na escola; à identificação, por parte dos agentes, com a escola em que estu­dam ou trabalham; à qualidade e frequência com que se estabelecem relações uns com outros nesse ambiente, entre outros aspectos.
O que é o clima escolar e como ele está sendo medido?
O clima escolar é fator preponderante para que a escola possa se constituir como uma instituição capaz de estimular - e efetivar - o aprendizado dos alunos para além das dificuldades oferecidas por características externas ao espaço escolar. É um conceito que envolve eventos complexos, mas podemos defini-lo como sendo um conjunto de características sociais, psicológicas e culturais de uma determinada escola. Esse conjunto de características é constituído por fatores estruturais, pessoais e funcionais (organizativos), que interagem entre si em um processo dinâmico, conferindo à instituição uma espécie de estilo, ou ambiente, próprio, que, por sua vez, influencia a forma como a escola desen­volve seus processos educativos.
Diante disso, é importante notar que o clima escolar, tal como o consideramos nesse pequeno estudo, leva em conta uma perspectiva interacionista: ou seja, o enfoque está nas interações entre os agentes dentro do ambiente escolar.
Como medir o clima escolar?
Para isso usamos uma tabela para conhecermos a percepção que os agentes no interior da instituição escolar tem acerca do ambiente dela. Essa atividade diagnóstica irá permitir a construção do ICE - Índice de Clima Escolar. 
Variáveis consideradas na construção do ICE (sugestivo)


PENSANDO NA SENSAÇÃO QUE SUA ESCOLA LHE PASSA, QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE AS AFIRMATIVAS ABAIXO:



OPÇÕES DE RESPOSTA

Minha escola é BEM CUIDADA
Discorda muito
Discorda
Concorda
Concorda muito
Minha escola é ORGANIZADA
Minha escola é BONITA
Minha escola é ACOLHEDORA
Minha escola é AGRADÁVEL
Minha escola é ATENTA AO ALUNO




Minha escola é TRANQUILA, SEM VIOLÊNCIA
Gosto de estudar/trabalhar nesta escola

Fonte PROEB 2013


Professores, vamos nos preparar para as Rodas de Conversa que farão parte da Virada Educação Minas Gerais!

Juntos nessa!

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